sábado, 13 de junho de 2009

1904 A luta por um Acre autônomo


A luta por um Acre autônomo


Rio Acre, em frente à confluência com o rio Xapuri. Fonte: FALCÃO, Emílio – “Álbum do Rio Acre”, pg. 152. 1906-1907. Acervo Digital: Memorial dos Autonomistas. Cortesia: Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Elias Mansour.


Com o fim da revolução, surge o movimento autonomista. Os revolucionários querem que o Acre seja um estado autônomo da federação brasileira. Manaus, por outro lado, prefere que o Acre seja incorporado ao Amazonas. Isso é exatamente o que não quer Belém, que teme ficar para trás em importância comercial. O governo, contudo, resolve não atender a ninguém. Contra todas as expectativas, é criado o primeiro território federal da história do Brasil.Ao contrário dos estados, o Acre não pode arrecadar impostos, tornando-se dependente dos repasses orçamentários do governo federal, que são muito inferiores às necessidades locais. Faltam escolas, hospitais e demais estruturas públicas.

De seu gabinete, no Rio de Janeiro, o presidente da República passa a nomear os governantes que administrarão o Acre. Insatisfeitos com isso, uma parcela da população acreana inicia uma nova fase de conflitos.

Nenhum comentário:

Páginas