quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Situação de haitianos fica indefinida mais uma vez; Solução deve sair somente na próxima semana

Os secretários de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Nilson Mourão e Antônio Torres, respectivamente, acompanhados da sub-chefe da Casa Civil, Nazareth Lambert, participaram de reunião nesta terça-feira, 21, com a ministra interina da Justiça, Marcia Pelegrine, em Brasília, para tratar sobre a situação dos imigrantes haitianos e senegaleses que estão abrigados em Brasiléia. No encontro foi apresentado a situação que o governo do Acre vem enfrentando com a chegada de cerca de 70 imigrantes por dia na fronteira. Atualmente, 1.219 haitianos estão alojados em condições precárias em Brasiéia.
Apesar de já ter tido uma conversa na semana passada com titular do Ministério da Justiça, uma solução para o impasse ainda não foi tomada. Na reunião, a minha disse que até o final da próxima semana deve ser apresentado um conjunto de medidas para buscarmos a solução para os imigrantes.
O governo do Acre estuda fechar a fronteira do Acre devido a grande demanda de haitianos que chega na fronteira diariamente.  Na semana passada, o governador Sebastião Viana prorrogou por 90 dias o decreto de estado de Emergência Social nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, principais cidades da fronteira que vem recebendo toda a demanda de imigrantes.
Com ac24horas

Páginas