sábado, 13 de junho de 2009

1903 O Acre passa a ser brasileiro



Mapa com as linhas de fronteiras e território cedido à Bolívia, na Região do Rio Acre (cópia do mapa utilizado nas negociações do Tratado de Petrópolis de 1903). Fonte: Revista Brasileira de Geografia, 1990, pág. 22. Acervo Digital: Memorial dos Autonomistas. Cortesia: Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Elias Mansour.


Em janeiro, os revolucionários vencem os bolivianos em Puerto Alonso, que é rebatizada e passa a se chamar Porto Acre. Plácido de Castro é proclamado novo chefe do Estado Independente do Acre.O governo brasileiro decide se pronunciar e envia tropas ao Acre, comandadas pelo general Olimpio da Silveira, para tomar o poder. Plácido, surpreso com o golpe, não reage. Ele entrega Porto Acre ao Brasil, se recusa a levantar armas contra o Exército brasileiro, evita a guerra civil, dissolve seu próprio exército e vai para o Rio de Janeiro. Mas tamanha é a pressão no Brasil que o governo federal revê sua posição.

O presidente Rodrigues Alves inicia negociações que resultam na assinatura do Tratado de Petrópolis. O ministro brasileiro Barão do Rio Branco convence o governo boliviano a vender o Acre por 2 milhões de libras esterlinas, sendo que o Brasil fica obrigado a construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré. A Bolívia poderia usufruir dessa estrada e também dos rios acreanos. Depois de quatro anos de luta e resistência, o Acre é anexado ao Brasil em novembro de 1903.

Nenhum comentário:

Páginas