segunda-feira, 12 de abril de 2010

Frei Paulino Baldassarri,







O seu retorno se deu devido ao convite da Prefeitura de Brasiléia onde recebeu várias homenagens dos mais de 2000 fieis católicos que assistiram a missa que foi celebrada do lado de fora, por não caber dentro da Igreja. Aos 84 anos de vida, mais de 50 foram dedicado ao sacerdócio e aos pobres. 
Frei Paulino Baldassarri, ou simplesmente Padre Paulino (como é mais conhecido), retornou à cidade de Brasiléia onde ajudou fundar a Igreja Nossa Senhora das Dores.  Surpreendentemente incrível ver uma pessoa com quase um século de vida ainda lembrar de pessoas que batizou, casou, entre outras bênçãos, celebrar uma missa com pleno vigor e fé.
A Igreja Nossa Senhora das Dores, foi inaugurada no ano de 1956, motivada por Paulino num mutirão de ajuda popular, muitos já não estão vivos, e outros mesmo com dificuldade foram assistir a missa.

      Paulino, em sua fala, lembrou quando quase caiu da torre (mais de 30 metros) da igreja, para colocar a Cruz que ainda está lá. “Estou muito feliz, isso tudo me motiva na minha caminhada em levar o conforto a quem precisa”, disse.   Os mais antigos que assistiam sua pregação, era visível a emoção com direito à lágrimas. 
Muitos lembravam de suas pregações e do respeito que pouco se vê hoje. “Ele é um homem santo. É incrível ver que está em plena saúde e continua a mesma pessoa de tantos anos atrás”, disse um fiel.     Encenações teatrais sobre sua vida, música especialmente composta para Padre Paulino e homenagem de crianças, foram bem recebidas. Até brincou quando recebeu o Titulo de Honra ao Mérito das mãos da prefeita Leila Galvão que ainda não conhecia pessoalmente, e do vice, Deurimar Campos.    
Além da construção da igreja, Padre Paulino se destaca pela evangelização de ribeirinhos do rio acre, como também o povo boliviano na época. A igreja católica tem um papel de fundamental importância no desenvolvimento do Estado do Acre, em especial, do município de Brasiléia. Por este motivo, foi incluída na programação do centenário.   Após o final da missa e aproveitando a ocasião, foi anunciado aos fieis presentes, a campanha para angariar fundos destinados à reforma da Igreja. Para quem quiser ajudar, basta procurar a administração da Paróquia no centro da cidade. 
fonte:oaltoacre

Páginas