sexta-feira, 17 de outubro de 2008

SERRA DO DIVISOR /ACRE







Reserva Indígena NUKINIA Reserva Indígena Nukini situa-se no município de Mâncio Lima, localidade República, às margens do rio Môa. A área da reserva começa no Igarapé Timbaúba. O acesso à Reserva, é através de barco (verão e inverno) subindo-se o rio Môa a partir de Mâncio Lima ou de Cruzeiro do Sul. Não há uma estrutura formal para recepção de visitantes.
Tiver a oportunidade de conhece-los,sao pessoas maravilhosas e calorosas que ainda presevam sua identidade cutural,principalmente com as danças,os costumes,a vacina do sapo kampô e etc...

No Ponto do Mirante, dá para ver, de um lado, a plenitude da grande Planície Amazônica, numa paisagem que lembra um imenso tapete esculpido nos mais diversos tons do verde. Do outro lado, a vista é de grandes serras, também verdejantes, cada vez mais altas ao fundo, formando as primeiras ondulações da Cordilheira dos Andes, a maior cadeia de montanhas do mundo.
Tudo isso é o que se pode desfrutar no local mais alto da Serra do Môa, sede do Parque Nacional da Serra do Divisor, situado no extremo-oeste do Acre, no ponto mais ocidental do país. Ali, rios, igarapés e as muitas espécies de pássaros, insetos, animais e árvores dão, com razão, a essa região, na fronteira com o Amazonas e o Peru, o título de detentora da maior biodiversidade do planeta.

FLORA






Tipologia Florestal


No Parque Nacional da Serra do Divisor-PNSD, destaca-se a presença de 10(dez) grandes tipologias florestais e dezenas de ambientes associados, desde os aquáticos a afloramentos rochosos em topos de montanhas, representando 47% dos tipos de vegetação protegidos em UCs na Amazônia.De forma geral, apresenta dois grandes Sistemas Ecológicos Regionais: Floresta Ombrófila Densa (22,5%) e Floresta Ombrófila Aberta (77,2%).O domínio da Floresta Ombrófila Densa subdivide-se em três principais formações: Densa com emergentes em relevo colinoso; densa submontana e densa com emergentes em interflúvios tabulares.




Foram registradas 101 espécies de anfíbios, distribuídos nas ordens anura (7 famílias e 100 espécies) e caudata(uma família e uma espécie). Quanto aos répteis, foram encontradas 40 espécies pertencentes às ordens squamata, crocodilia e chelonia.Dentre as espécies de répteis encontradas destacam-se duas consideradas ameaçadas de extinção: Geochelone denticulata (jabuti)e caiman crocodilus(jacaretinga).

FAUNA










Das espécies de animais citadas na lista de espécies ameaçadas deextinção do IBAMA,dezenove habitam o PNSD.
Diversidade de EspéciesDentre as 1.233 espécies de animais encontradas no Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD), 90 foram consideradas de valor especial para conservação (76 vertebrados e 14 invertebrados).Mamíferos Só de mamíferos(sem incluir pequenos roedores e marsupiais) foram registradas 102 espécies, sendo: 45 de mamíferos terrestres, 2 aquáticos e 55 de morcegos que representam 53,4% das espécies de morcegos conhecidas atualmente para Amazônia Brasileira (103), incluindo o maior morcego das Américas, com envergadura de 1 metro.

Origem do nome



Origem do Nome


O nome do parque origina-se de uma importante característica geomorfológica, que existe na área, que é o divisor de águas das bacias hidrográficas do Médio Vale do Rio Ucayali(Peru) e a do Alto Vale do Rio Juruá(Acre - Brasil). O Parque possui a única cadeia de montanhas do Acre, a Serra do Divisor. Esta formação é dividida em quatro serras que são: Serra da Jaquirana, Serra do Môa, Serra do Juruá-Mirim e Serra do Rio Branco.PaleontologiaA região em que se encontra o PNSD, apresenta uma grande quantidade de depósitos sedimentares fossilíferos.



O Parque Nacional da Serra do Divisor(PNSD)

é o quarto maior parque nacional do país,

possuindo uma área de aproximadamente 843.000 ha.

Situado no extremo oeste do Brasil, no vale do Rio Juruá, Estado do Acre,

O Parque foi criado em 16 de junho de 1989 pelo Decreto Federal nº 97.839, como parte de uma política ambiental, objetivando a criação de um cinturão de proteção florestal nas áreas de fronteira do país. O PNSD é uma Unidade de Conservação(UC) de proteção integral, destinada à preservação dos ecossistemas e a fins científicos, culturais, educativos e recreativos, sendo administrada pelo Governo Federal através do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA.

Cachoeira formosa na serra do divisor


Páginas