quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Atividade 3.2 Traçando o histórico da relação escola/comunidade




A escola Instituto Odilon pratagi localizada a Rua 12 de Outubro bairro Raimundo Chaar em Brasileia realizou vários projetos com excelentes resultados, que contou com a participação da comunidade escolar, parceiros que indiretamente ou diretamente contribuíram com a realização desses projetos, por serem temas voltados para a realidade da comunidade escolar, que envolvem o lado social.
Dentre os vários projetos desenvolvido pela escola vamos destacar o Projeto sobre a ”DSTS e a gravidez na Adolescente”, Por ser  trabalhado a vários  anos  consecutivo, sendo desenvolvido    no primeiro semestre tendo como objetivo promover no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, eliminar o preconceito de que o envolvimento da escola na educação sexual incentiva comportamento sexual precoce e reduzir o número de adolescentes gravidas para que possam desfrutar a sua juventude e realizar o seus sonhos.
O projeto teve como metodologia,  palestras com funcionários da saúde e visita ao ambiente hospitalar, texto de fundamentação sobre gravidez na adolescência, pesquisas sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis realizadas pelos discentes. 
O Projeto despertou nos mesmos o interesse pelo conhecimento e a troca de experiência, através de depoimento com alunas jovens que engravidaram na adolescência, causando impacto com o conhecimento da realidade. Contudo relatamos ainda que um dos pontos fortes foi à exposição da culminância do projeto trazendo informações para os alunos do terceiro turno da EJA, que acompanharam com leitura e questionamento aos seus professores em sala de aula.
No momento da avaliação verificamos que o projeto pode ser aprimorado para 2014 em trabalhar com a comunidade escolar e que a cada bimestre seja trabalhada em uma serie diferente contemplando assim todo ano letivo e que envolva os alunos da EJA
Participantes:
Antônia Rocha
Deusa Araújo
Flaviana
Fernanda
Irlanda
Leda Santiago
Lucrécia
Simone
Zuila
                                        


Atividade 3.1 - Mídias Sociais e Escolas



A mídia nas escolas hoje é muito frequente, mais algumas ainda não usam essa ferramenta  como um  instrumento estratégico para a aprendizagem.
A nossa escola utiliza a rede Facebook com o intuito de estreitar a relação aluno/professor, reforçando o conteúdo escolar e conhecendo melhor a vida social  desses jovens  que passam grande parte do seu tempo conectados.
Mesmo a escola sendo adepta a esse tipo de rede, o uso aleatório atrapalha a atenção do aluno e incomoda o professor que na maioria das vezes não consegue manter  esta mídia como recurso didático, porque nem todos os estudantes tem o compromisso de usá-la como fonte de pesquisa para enriquecer seu aprendizado.
O uso do celular na sala de aula só é permitido para fins didáticos, como pesquisas, cálculos, acervos digitais, atividades artísticas e culturais.
O desafio da escola, hoje, é planejar melhor o uso das mídias sociais para que este venha atender os anseios dos alunos e contribuir com eficácia o processo de ensino aprendizagem.

Componentes: Antônia Rocha, Deuza Araújo, Irlanda Amaral, Lucrécia, Fernanda Gomes, Flaviana Coimbra, Francisca Cruz.

Páginas