sexta-feira, 2 de março de 2012

Ibirapuera e Trianon – parques em São Paulo


Breno Pessoa

Ibirapuera e Trianon – parques em São Paulo


Quase todas as vezes que alguém se refere a Sampa, evoca o seu lado mais cosmopolita e de negócios. O rush da cidade no entanto pode encontrar uma pausa nos seus dois parques mais famosos: o Trianon e  o Ibirapuera, dois verdadeiros tesouros ainda preservados.


Localizado próximo ao fim da Avenida Paulista, em frente ao MASP, está o Trianon, um parque que há mais de 100 anos serve como local de contato com a natureza numa das avenidas mais movimentadas de Sampa. Trata-se de um parque relativamente pequeno, não exatamente apto à pratica de esportes, mas também se configura como uma rápida escapada da agitação e do barulho vizinho. No Trianon, em 15 minutos de paz e silêncio, me sinto recarregado para a segunda metade do dia de trabalho.

Já o Ibirapuera tem cara de passeio de fim de semana. Criado com o intuito de espelhar parques como o Hyde Park em Londres e o Central Park em Nova York, com 1,584 Km², oferece uma seleção de atividades e oportunidades de diversão, como museus, planetário, auditório e diversas quadras de esporte. Sentar-se à beira dos lagos, caminhar, encontrar amigos ou participar dos eventos que lá acontecem, como a Bienal de São Paulo, são algumas das maneiras de curtir o Ibirapuera. Pode-se alugar bicicletas para passeios, lanchar numa das suas lanchonetes, praticar esportes e fazer novos amigos, que costumam vir ao parque a cada fim de semana. Bem iluminado, seguro, o Ibirapuera é um passeio de dia inteiro, há muito o que ver e fazer por lá.

Sampa ainda possui outros parques, como o Horto Florestal na Zona Norte e o Parque da Aclimação. Se você vem de férias a Sampa, à trabalho ou é um novo morador da maior capital brasileira, não deixe de conhecer estes dois parques, ideais para deixar qualquer rastro de stress para trás.


Outros links de interesse:

Imagens da maior enchente de Brasiléia











































































Páginas