quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestações

Cerca de 30 estudantes do último ano de medicina da UnB estão no meio do tumulto em frente ao Congresso Nacional. Eles estão atendendo os manifestantes feridos e levando para a base do Samu. Segundo os alunos, eles compraram ataduras e outros produtos de primeiros-socorros para ajudar os participantes do protesto.

Policiais e manifestantes voltaram a entrar em confronto em frente ao Congresso Nacional. Os policiais jogaram bombas de gás lacrimogêneo nos manifestantes, que passaram a gritar “tá na hora de invadir”. Uma policial militar foi machucada durante os confrontos e saiu amparada por dois PMs.


Um policial militar que passou mal durante confronto com manifestantes foi socorrido por colegas e levado para a área interna do Congresso para receber atendimento médico.


Um manifestante que atirou um cone nos policiais foi preso. Ele foi contido e agredido pelos PMs. Em seguida foi levado para a viatura da Polícia Legislativa. O confronto continuou depois da prisão. A polícia voltou a jogar spray de pimenta nos manifestantes.



9:39
Dezenas de policiais militares ocuparam a lateral da marquise do Congresso Nacional. O espaço que foi invadido pelos manifestantes na última segunda-feira.
19:37
Nova atualização sobre o número de participantes do protesto em Brasília: são 30 mil, segundo estimativa do comando da Polícia Militar. Na primeira hora da manifestação havia 20 mil, de acordo com a Polícia Militar.
19:33
A Polícia Militar montou um terceiro cordão de isolamento na via N1 do Eixo Monumental, em Brasília, para impedir que os manifestantes cheguem ao Palácio do Planalto.
19:33
Um helicóptero da Polícia Militar sobrevoa a baixa altitude a multidão em frente ao gramado do Congresso Nacional, iluminando os manifestantes.
19:24
Com o acirramento dos ânimos dos manifestantes diante do cordão da PM, a linha de policiais legislativos recebeu ordens para recuar alguns metros. Além disso, acabou de ser formado um segundo cordão de policiais legislativos na entrada do prédio.
19:21
Um grupo de manifestantes começou a xingar as pessoas que atiraram objetos nos policiais. Outro grupo, que havia saído da frente do Congresso, voltou para perto do espelho d'água e começou a atirar objetos nos PMs. Um cone de sinalização de trânsito foi atirado na direção dos policiais.
19:09
Manifestantes passaram a jogar pedaços de madeira, rojões, sinalizadores e outros objetos sobre os policiais que bloqueiam a rampa do Congresso. Os policiais revidaram com spray de pimenta. Um grupo de manifestantes ficou entre a fileira de policiais e os demais integrantes do protesto, pedindo que as parassem as agressões. Os próprios PMs estenderam as mãos pedindo para os manifestantes pararem de atirar objetos.

19:07
Com o risco de manifestantes romperem o cordão de isolamento da Policia Militar, um segundo cordão foi formado por policias legislativos na área próxima ao espelho d'água do Congresso Nacional.
19:03
O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) atendeu uma manifestante 36 anos que sofreu uma crise de asma durante protesto em frente ao Congresso Nacional. De acordo com o Samu, foi o primeiro atendimento desde o início da manifestação. A mulher foi levada para o Hospital Universitário de Brasília (HUB), mas não havia informação sobre o estado de saúde dela.
19:03
Polícia Legislativa faz uma segundo cordão de isolamento na área próxima à Chapelaria do Congresso Nacional, para impedir que os manifestantes entrem no prédio do Legislativo. Eles estão com cassetetes e escudos.
18:49
A Policia Militar atualizou para 23 mil o número de pessoas que participam da manifestação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Segundo o tenente-coronel Zilfrank Antero, ninguém havia sido preso até as 18h45. Ele disse que a determinação da PM é impedir que os manifestantes ocupem a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto e o Congresso.
18:40
Policiais postados no cordão de isolamento em frente ao Congresso se dizem "humilhados" pelos manifestantes que jogam água sobre eles e gritam "sem violência, sem violência". Apesar da provocação, não há revide.

18:39
Continuam chegando grupos de manifestantes à Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional, em Brasília. O último balanço da Polícia Militar foi de que 20 mil pessoas estão participando do ato.
18:36
Um grupo de manifestantes joga água e aponta um laser verde nos políciais militares que fazem o cordão de isolamento em frente ao espelho d'água do Congresso Nacional. Os policiais não reagem.
18:28
Um grupo de manifestantes está reunido com o presidente em exercício da Câmara, André Vargas (PT-PR), e o presidente do Senado, Renan Calheiros, para falar sobre as reivindicações do movimento.

Páginas