domingo, 1 de fevereiro de 2009

ACRE 1900




Fonte: FALCÃO, Emílio – “Álbum do Rio Acre”, pág. 156. 1906-1907. Cortesia: Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Elias Mansour.



EXPEDIÇOES DOS POETAS



Em março, três navios da Marinha brasileira prendem Galvez, e o Acre é devolvido à Bolívia. Inconformado, o governador do Amazonas, Ramalho Jr., financia a Expedição Floriano Peixoto, mais conhecida como Expedição dos Poetas, formada por professores, poetas, advogados, médicos e engenheiros, acompanhados de alguns soldados e canhões. Liderada por Rodrigo de Carvalho, ela tem como objetivo expulsar os bolivianos e retomar o Acre. Porém, sem experiência militar, o levante intelectual é derrotado em 29 de dezembro.


A Bolívia arrenda o Acre 1901


Seringal Sibéria. Fonte: FALCÃO, Emílio – “Álbum do Rio Acre”, pág. 149. 1906-1907. Acervo Digital: Memorial dos Autonomistas. Cortesia: Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Elias Mansour.


Em 11 de julho, é assinado o contrato de arrendamento do Acre entre a Bolívia e o Bolivian Syndicate, grupo de empresários da Inglaterra e dos EUA, representados pela empresa norte-americana Car Whitrig. Pelo prazo de 20 anos, a Bolívia permite que a companhia explore o Acre, com amplas liberdades territoriais, militares, alfandegárias e até fluviais.



Nenhum comentário:

Páginas