quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Reflexões Sobre Cenários de Mudanças. Atividade 1.4

Reflexões Sobre Cenários de Mudanças. Atividade 1.4

Reflexões Sobre Cenários de Mudanças.

São perceptíveis nos dias atuais as mudanças que as mídias provocam nas ações humanas principalmente dos jovens e das crianças. As comunidades online que adotaram as mídias sociais se tornaram muito influentes. A combinação de tecnologia e habilitadores sociais cria um ambiente propício para inovação a desenvolvimento de novas ideias. Nesse contexto ainda é possível observa que as mídias de comunicação trazem a possibilidade de novas formas de processar o pensamento e o conhecimento que, é construído em rede, por meio do jogo on-line, facebook de imagens, sons e movimento que atraem e encantam as crianças e os jovens. Através da televisão, têm-se acesso a inúmeras informações que tratam dos mais variados assuntos com, imagens interativas, sons, desenhos, filmes, animações, fotos enfim um mundo virtual que os aproximam cada vez mais encurtando as distâncias entre os povos. No entanto é preciso que pais e educadores promovam a utilização das mídias de forma consciente, favorecendo os questionamentos, o debate e as reflexões.
         Somos responsáveis por uma geração que nasce com os meios tecnológicos, muito diferentes de uma geração anterior a esta, que não teve acesso a estes recursos. Que evoluiu no decorrer dos anos, e foi também interpretado de formas diferentes até se solidificar em nossos dias, com frequência que percebemos conflitos entre a tecnologia e algumas preocupações sociais, tais como: o desemprego, a educação, a formação de profissionais às novas tecnologias. A inquietude do novo nos faz crescer e desequilibrar do velho saber. São novos saberes que atraem novos rumos para uma sociedade mais moderna e atual. Elas estão presentes em nossas vidas, transmitindo valores e padrões de condutas, socializando entre várias gerações e interligando o mundo todo.
            As tecnologias de comunicação estão muito mais evoluídas e é papel da escola interagir  com esta melhoria na qualidade de ambiente de aprendizagem, as escolas encontram-se num desafio não apenas de incorporarem as novas tecnologias como conteúdos de ensino, mas tambéme principalmente, de reconhecer a concepção que o educando tem sobre esta tecnologia, além da vivência tecnológica que ele traz em sua bagagem social, para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam a reflexão e a crítica sobre o conhecimento e os usos tecnológicos.  É inegável que as mídias contribuem na formação dos educando ora de forma positiva e negativa, e cabe aos educadores ajudar a filtrar as informações, mostrar os “lados da mesma moeda”, aproveitar momentos de discussão para auxiliar direta ou indiretamente no processo de formação do cidadão crítico.
       Reflexões do grupo de Estudo - Grupo 04. E-proinfo.
  Leda Santiago
    José Almeida
   Simone Lima
    Flaviana Coimbra
     Fernanda  Gomes
                            Tutora Adma Jafuri – Brasileia Acre em 

Nenhum comentário:

Páginas