terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Conhecendo parque nacional da serra do divisor

Conhecendo parque nacional da serra do divisor







Paulo Mário Moll

(Introdução)

Flaviana Coimbra

(Desenvolvimento)







O parque nacional da serra o divisor está localizado no estado do Acre abrangendo os municípios de cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Taumaturgo e Mâncio Lima onde se encontra sua maior parte. Foi criado em 1989 e a maior parte de seu território esta preservado. A principal via de acesso é pelo Rio Môa.

A Serra do Divisor é composta por inúmeras atrações naturais, como montanhas, Cachoeira do ar condicionado; cachoeira Formosa, essa tem três quedas d’água é simplesmente linda e uma das mais famosas; buraco central que foi aberto pela Petrobras durante os trabalhos de prospecção do Petróleo na década de 30.O buraco central tem 1 metro de diâmetro que jorra água formando assim uma bela cachoeira que deságua no rio Moa. Também tem a trilha do mirante de onde se pode observar a divisa do Acre e o Peru. É considerado o 5° maior parque do Brasil em biodiversidade, muito rico em fauna e flora, abriga uma reserva indígena os nukinis

Portanto caro leitor ,é com grande satisfação que relato um pouco de minha aventura no PNSD.A visita foi feita juntamente com meus colegas do curso Técnico em Ecoturismo ,na qual fazíamos pelo o instituto Dom Moacyr, sobre a responsabilidade da escola Roberval Cardoso o antigo colégio agrícola

A viajem durou 15 dias, pois fomos de ônibus pela Br 364,e como é de conhecimento de todos a estrada está em processo de pavimentação, o que dificultou bastante, prolongando assim o tempo de chegada a Cruzeiro do Sul. Saímos de Rio Branco as 4 da manhã e chegamos a Tarauacá a noite onde fomos recebido pelo colégio de freiras na qual passávamos anote.No dia seguinte fomos para a aldeia indígena poynáua em Mâncio Lima, onde acampamos e passamos a noite.

No dia seguinte ao meio dia fomos em direção a Serra, onde fomos divididos em 7 voadeiras, é uma experiência inesquecível viajar sobre o rio moa, pois desfrutei de uma linda visão natural, acampamos na praia, e passamos mais uma noite, foi muito bom, apesar da chuva .Foi uma viajem cansativa, com um sol escaldante. Fomos conhecer o posto fiscal, onde o exército faz o trabalho de fiscalização de quem entra no parque, do trafico de drogas vindas do peru e principalmente da exploração madeireira ilegal e de animais feita por peruanos.

Mas a grande emoção é na chegada ao pé da serra, só vendo de perto pra saber, é realmente lindo, está ai o grande motivo de receber diversos pesquisadores, estudiosos de outros países que ficam encantados com tanta beleza.

Atualmente já se descobriram outras cachoeiras, mas a que conheci foi as que citei acima,a cachoeira do ar condicionado fica bem dentro da Mata, e tem uma água bem gelada, por isso recebe esse nome a queda d’água faz uma barulho intenso,bastante pesada a queda d’água.a trilha do mirante dura aproximadamente de 30 a 40 minutos subindo, prestem atenção é subindo literalmente ,não é todo mundo que agüenta subir, principalmente porque é direto dentro da mata só segurando nos galhos de arvores, mas a recompensa é a grande visão que se tem lá do alto da Serra, onde se pode ver o rio Moa bem pequenino com suas curvas, além de ver o marco Divisor, o Peru e Brasil.

Para conhecer a cachoeira Formosa tive que caminhar aproximadamente 5 km, direto dentro da mata fechada, só com pequenos caminhos feito com o dia-dia dos moradores da serra, dizem que para quem anda rápido é 4 horas .Acreditem essa foi a caminhada mais longa que já fiz, as poucas coisas que levávamos já não agüentávamos mas ,pois cada passo pesava mais,1hora foi só andando sobre as pedras e a água gelada ,debaixo de chuva ,lá não para é chuva direto,a cada passo a frente só víamos grandes paredões de arvores nos rodeando ,o céu ficava bem pequeninho.



Um comentário:

Flaviana Coimbra disse...

texto publicado na 2 edição da revista UIRAPURU

Páginas