quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Situação de haitianos fica indefinida mais uma vez; Solução deve sair somente na próxima semana

Os secretários de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Nilson Mourão e Antônio Torres, respectivamente, acompanhados da sub-chefe da Casa Civil, Nazareth Lambert, participaram de reunião nesta terça-feira, 21, com a ministra interina da Justiça, Marcia Pelegrine, em Brasília, para tratar sobre a situação dos imigrantes haitianos e senegaleses que estão abrigados em Brasiléia. No encontro foi apresentado a situação que o governo do Acre vem enfrentando com a chegada de cerca de 70 imigrantes por dia na fronteira. Atualmente, 1.219 haitianos estão alojados em condições precárias em Brasiéia.
Apesar de já ter tido uma conversa na semana passada com titular do Ministério da Justiça, uma solução para o impasse ainda não foi tomada. Na reunião, a minha disse que até o final da próxima semana deve ser apresentado um conjunto de medidas para buscarmos a solução para os imigrantes.
O governo do Acre estuda fechar a fronteira do Acre devido a grande demanda de haitianos que chega na fronteira diariamente.  Na semana passada, o governador Sebastião Viana prorrogou por 90 dias o decreto de estado de Emergência Social nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, principais cidades da fronteira que vem recebendo toda a demanda de imigrantes.
Com ac24horas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Atividade 3.2 Traçando o histórico da relação escola/comunidade




A escola Instituto Odilon pratagi localizada a Rua 12 de Outubro bairro Raimundo Chaar em Brasileia realizou vários projetos com excelentes resultados, que contou com a participação da comunidade escolar, parceiros que indiretamente ou diretamente contribuíram com a realização desses projetos, por serem temas voltados para a realidade da comunidade escolar, que envolvem o lado social.
Dentre os vários projetos desenvolvido pela escola vamos destacar o Projeto sobre a ”DSTS e a gravidez na Adolescente”, Por ser  trabalhado a vários  anos  consecutivo, sendo desenvolvido    no primeiro semestre tendo como objetivo promover no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, eliminar o preconceito de que o envolvimento da escola na educação sexual incentiva comportamento sexual precoce e reduzir o número de adolescentes gravidas para que possam desfrutar a sua juventude e realizar o seus sonhos.
O projeto teve como metodologia,  palestras com funcionários da saúde e visita ao ambiente hospitalar, texto de fundamentação sobre gravidez na adolescência, pesquisas sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis realizadas pelos discentes. 
O Projeto despertou nos mesmos o interesse pelo conhecimento e a troca de experiência, através de depoimento com alunas jovens que engravidaram na adolescência, causando impacto com o conhecimento da realidade. Contudo relatamos ainda que um dos pontos fortes foi à exposição da culminância do projeto trazendo informações para os alunos do terceiro turno da EJA, que acompanharam com leitura e questionamento aos seus professores em sala de aula.
No momento da avaliação verificamos que o projeto pode ser aprimorado para 2014 em trabalhar com a comunidade escolar e que a cada bimestre seja trabalhada em uma serie diferente contemplando assim todo ano letivo e que envolva os alunos da EJA
Participantes:
Antônia Rocha
Deusa Araújo
Flaviana
Fernanda
Irlanda
Leda Santiago
Lucrécia
Simone
Zuila
                                        


Atividade 3.1 - Mídias Sociais e Escolas



A mídia nas escolas hoje é muito frequente, mais algumas ainda não usam essa ferramenta  como um  instrumento estratégico para a aprendizagem.
A nossa escola utiliza a rede Facebook com o intuito de estreitar a relação aluno/professor, reforçando o conteúdo escolar e conhecendo melhor a vida social  desses jovens  que passam grande parte do seu tempo conectados.
Mesmo a escola sendo adepta a esse tipo de rede, o uso aleatório atrapalha a atenção do aluno e incomoda o professor que na maioria das vezes não consegue manter  esta mídia como recurso didático, porque nem todos os estudantes tem o compromisso de usá-la como fonte de pesquisa para enriquecer seu aprendizado.
O uso do celular na sala de aula só é permitido para fins didáticos, como pesquisas, cálculos, acervos digitais, atividades artísticas e culturais.
O desafio da escola, hoje, é planejar melhor o uso das mídias sociais para que este venha atender os anseios dos alunos e contribuir com eficácia o processo de ensino aprendizagem.

Componentes: Antônia Rocha, Deuza Araújo, Irlanda Amaral, Lucrécia, Fernanda Gomes, Flaviana Coimbra, Francisca Cruz.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Atividade - 2.3 - Utilizando Redes Sociais de forma crítica e produtiva.IOP

Atividade - 2.3 - Utilizando Redes Sociais de forma crítica e produtiva. IOP

Atividade - 2.3 - Utilizando Redes Sociais de forma crítica e produtiva.

As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
Ao participarmos do curso das TICs, obtivemos uma grande experiência e aprendizado, ao mesmo tempo, ao acessar links, blogs, faces e outras atividades tivemos que interagir entre os grupos  do curso, e de outras turmas, e compartilhamos nossas experiências. Nos primeiros cursos das TICs tivemos um pouco de dificuldades, mas tinha recursos disponíveis na plataforma do curso, que também nos ajudava. Ao realizarmos nossas atividades, nossas postagens eram abertas , e os demais colegas tinham acesso e faziam comentário e isso enriquecia nosso conhecimento. Nas primeiras atividades foram muito gratificantes, pois foram feitos projetos, planos de aula que eram  realizado com os alunos, de relatos de experiência em sala de aula. As atividades que foram mais produtivas, a criação das redes, e do intercambio das atividades, houve algumas críticas  construtivas, o que nos ajudou a crescer no desenvolvimento das atividades. Com relação às redes do curso e de nossa escola, há privacidade, pois existe um acesso somente para comunidade que participa do curso. No E-proinfo a comunidade é restrita, enquanto que nas outras redes as comunidades são livres.
No entanto em relação ao auxilio á outros colegas, sempre tem, principalmente porque em nossa escola partilhamos experiência e estamos sempre ajudando uns aos outros.
Sobre as principais atividades realizadas, são diversas desde a principal, que é pesquisas até as redes sociais como Faceboock, na qual compartilhamos fotos de trabalhos realizados na escola.
Componentes: Antônio Rocha, Deuza Araújo, Irlanda Amaral, Lucrécia, Fernanda Gomes, Flaviana Coimbra, Francisca Cruz.

 Instituto Odilon Pratagi

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Reflexões Sobre Cenários de Mudanças. Atividade 1.4

Reflexões Sobre Cenários de Mudanças. Atividade 1.4

Reflexões Sobre Cenários de Mudanças.

São perceptíveis nos dias atuais as mudanças que as mídias provocam nas ações humanas principalmente dos jovens e das crianças. As comunidades online que adotaram as mídias sociais se tornaram muito influentes. A combinação de tecnologia e habilitadores sociais cria um ambiente propício para inovação a desenvolvimento de novas ideias. Nesse contexto ainda é possível observa que as mídias de comunicação trazem a possibilidade de novas formas de processar o pensamento e o conhecimento que, é construído em rede, por meio do jogo on-line, facebook de imagens, sons e movimento que atraem e encantam as crianças e os jovens. Através da televisão, têm-se acesso a inúmeras informações que tratam dos mais variados assuntos com, imagens interativas, sons, desenhos, filmes, animações, fotos enfim um mundo virtual que os aproximam cada vez mais encurtando as distâncias entre os povos. No entanto é preciso que pais e educadores promovam a utilização das mídias de forma consciente, favorecendo os questionamentos, o debate e as reflexões.
         Somos responsáveis por uma geração que nasce com os meios tecnológicos, muito diferentes de uma geração anterior a esta, que não teve acesso a estes recursos. Que evoluiu no decorrer dos anos, e foi também interpretado de formas diferentes até se solidificar em nossos dias, com frequência que percebemos conflitos entre a tecnologia e algumas preocupações sociais, tais como: o desemprego, a educação, a formação de profissionais às novas tecnologias. A inquietude do novo nos faz crescer e desequilibrar do velho saber. São novos saberes que atraem novos rumos para uma sociedade mais moderna e atual. Elas estão presentes em nossas vidas, transmitindo valores e padrões de condutas, socializando entre várias gerações e interligando o mundo todo.
            As tecnologias de comunicação estão muito mais evoluídas e é papel da escola interagir  com esta melhoria na qualidade de ambiente de aprendizagem, as escolas encontram-se num desafio não apenas de incorporarem as novas tecnologias como conteúdos de ensino, mas tambéme principalmente, de reconhecer a concepção que o educando tem sobre esta tecnologia, além da vivência tecnológica que ele traz em sua bagagem social, para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam a reflexão e a crítica sobre o conhecimento e os usos tecnológicos.  É inegável que as mídias contribuem na formação dos educando ora de forma positiva e negativa, e cabe aos educadores ajudar a filtrar as informações, mostrar os “lados da mesma moeda”, aproveitar momentos de discussão para auxiliar direta ou indiretamente no processo de formação do cidadão crítico.
       Reflexões do grupo de Estudo - Grupo 04. E-proinfo.
  Leda Santiago
    José Almeida
   Simone Lima
    Flaviana Coimbra
     Fernanda  Gomes
                            Tutora Adma Jafuri – Brasileia Acre em 

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