Primeiro transplante de fígado da Região Norte é realizado no Acre
Paciente estava na lista de espera desde 2011.
‘Já está consciente e conversando’, diz diretor de hospital sobre paciente.
Yuri Marcel – Do G1 AC
Após quase oito horas de operação, o Hospital das Clínicas, em Rio Branco, anunciou ter se tornado o primeiro hospital da Região Norte a realizar um transplante de fígado. O paciente é um homem de 40 anos que tinha Hepatite B e já estava na lista de transplante desde 2011.
De acordo com o diretor do Hospital das Clínicas de Rio Branco, Carlos Eduardo Alves, a operação começou por volta de 00h40 de sábado e acabou às 8h da manhã do mesmo dia. A equipe de 20 pessoas era liderada pelo médico paulista Tércio Genzini, especializado em cirurgias de fígado e pâncreas.
saiba mais
Alves diz que o paciente ainda está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas seu quadro é estável e a previsão de alta é de até 10 dias. “Ainda está na UTI porque o quadro inspira cuidados, mas já está consciente e conversando”, comenta.
O diretor diz estar satisfeito com o resultado. “É uma satisfação muito grande. O estado do Acre é pequeno de uma região grande como a Região Norte e está fazendo primeiro esse tipo de transplante. Um esforço muito grande, um sonho do governador Tião Viana que deu toda a estrutura para que tudo ocorresse bem”, ressalta.
Além do fígado, atualmente o Hospital das Clínicas de Rio Branco realiza transplantes de córnea e rins já há alguns anos. O diretor explica que embora exista o desejo de aumentar o número de especialidades, é preciso primeiro dar atenção ao novo tipo de transplante.
“É passo a passo. Porque é muito arriscado, exige muito treinamento e agora queremos ficar cada vez mais especializado no transplante de fígado antes de alçar voos mais altos”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário