sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Professor, e uma lição de vida.


Professor, e uma lição de vida.

Flaviana Coimbra

Escola da vida é um filme lançado em 2005,com aproximadamente 90 minutos ,com a direção de William Dear .É um filme de comédia ,mas que também apresenta drama. O filme retrata história de um novo professor que chega na cidade ,e que vai causar maior euforia entre  alunos e professores .É um professor jovem ,atraente e muito dinâmico logo conquista a todos exceto  um colega de trabalho, o professor de biologia , uma pessoa ansiosa que sonhava em ganhar o prêmio de melhor professor do ano, por seu pai ter ganho este prêmio por 43 temporadas.
Então são dois professores, um de história que é o professor novato, e o de biologia que é o antigo. O senhor D como era chamado o professor de história, tinha diversas metodologias que aplicava em sala de aula, eram métodos dinâmicos, criativos, que induzia o aluno a participar das aulas. Além disso, levava o aluno a profundas reflexões da vida, toda aula era um sucesso, relacionava os assuntos com o cotidiano, com a realidade, fazendo assim com que o aluno se interessasse cada vez mais pelas as aulas, inclusive outras turmas, faziam questão de assisti suas aulas. Incentivando também outros professores que estão em sua “zona de conforto” a arriscarem.
O Sr. D. já tinha tido aulas com o professor do ano e conseguiu captar sua mensagens e usava de métodos aplicativos nas aulas, transformando o conhecimento em algo esplêndido.
Fazia perguntas e ensinava coisas que não serviam só pra os alunos mas para todos que conseguem refletir que a vida é algo.
Fez uma pergunta de quanto tempo temos e todos olharam pra o relógio e ele respondeu que a resposta não estava no relógio, mas que tínhamos muito pouco tempo. E, é uma verdade em nossas vidas. Que cada momento é valioso demais. No entanto essa frase virou um lema para todos ,em todas as situações vividas os alunos usavam essa pergunta, o  que fazia com que tivessem mais garra e determinação para enfrentar qualquer coisa.
Falando agora do outro professor, de biologia, filho do professor do ano, sonhava em ganhar o titulo de professor do ano, que  seu pai tinha sido por 43 anos. Então após a morte de seu pai, ele viu a possibilidade de ganhar o título, só não contava com a concorrência de um novo professor. Ele, o senhor Matt, é aquele tipo de professor tradicional, suas aulas eram "chata", desinteressante e cansativa, havia baixa motivação dos alunos, fazendo com que os alunos não tivessem respeito por ele, fazendo sempre piadinhas das aulas.
O professor Matt desconsidera o aprendizado trazido por seus alunos do cotidiano, ficando assim visível que o professor transmite a ideia que só ele é o portado do conhecimento. Para piorar a situação ele  começa a se incomodar bastantes com o comportamento e as metodologias de seu colega de trabalho o senhor D. Essa situação causa um grande desconforto por parte do senhor Matt ,que fica bastante perturbado e abalado ,a parti dai ele começa a investigar o seu colega de trabalho afim de encontrar algo que possa lhe prejudicar. O que ele descobre é que o senhor D tem câncer de pulmão, e dai em diante ele começa a refletir sobre a vida, e só neste momento que lembrou as palavras sábias de seu pai ,o que fez mudar, ter uma visão maior sobre a vida e sobre tudo.
Portanto, o filme foi de grande importância para o aprendizado acadêmico, tendo em vista que estão se preparando para atuar em sala de aula. É visível a diferença de metodologias expressa no filme, o que nos faz refletir sobre a melhor maneira de exercer o papel de educador ,formando assim pessoas criticas e reflexivas.        
        
 Dear, William .Escola da vida .Canadá/EUA.2005.
                                                                                       

Nenhum comentário:

Páginas