quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A TECNOLOGIA NO PLANETA.Atividade 1.3

A TECNOLOGIA NO PLANETA


  Vivemos em uma era em que é imprescindível a busca por conhecimentos. Hoje a Informação assume uma importância crescente, e uma necessidade na vida do planeta, por causa das transformações que é presenciada por quase todos os povos. Muitos ainda não se deram conta com a rapidez que as tecnologias estão afetando a vida das pessoas, passando também por uma grande influencia nos setores da atividade humana.
                Pode ser constatar que o tráfego de informações, que podem ser transmitidos via áudio, vídeo, texto (e-mail) e fotografia, chega às mãos dos usuários em uma velocidade surpreendente, cada vez mais rápida. Com isso, a comunicação interpessoal é facilitada, todos estão 24h conectados uns aos outros e ao mundo, em uma espécie de rede invisível, sem necessariamente precisar estar ligada em cabos e preso a um lugar. Porém essa mesma tecnologia proporcionam ferramentas cada vez mais modernas, que oferece comodidade, entretenimento, diversão, saúde, aproxima as distancias, trazem a realidade de comunidades que pertencem a outros continentes em fração de segundo, até reunir milhares, milhões de pessoas para juntos chamarem atenção das autoridades para as demandas de um país.
                Más como tudo que existe tem os dois lados à tecnologia também tem o seu lado maléfico, como por exemplo, ser usada para a criação de mísseis ou para propagar a violência na internet, é ainda pode-se relembrar o caso do  Brasil, e o resto do planeta, que foram  alvo do monitoramento das comunicações dos americanos, através da NASA em nome da segurança do Planeta, mas a real intenção e moderníssima tecnologia da cobiçada ELETROBRAS.
                Um dos pontos positivo e a utilização da NET na educação mudou a metodologia de educadores levarem o conhecimento a seus alunos, oferecendo um conhecimento mais rápido e podendo ter inúmeras informações ao mesmo tempo e  quanto ao alunos, um mundo novo para pesquisa e o desenvolvimento do raciocínio  lógicos com os jogos, conversa com os internautas, usando  mais a sistema alfabético. É possível verificar que as nossas crianças estão mais ágeis pensamento logico e com uma aprendizagem diferenciada de alguns anos atrás.
Portanto, Cabe aos seres humano refletir que as tecnologias trouxeram grandes mudanças, conforto para a humanidade, como no futuro o ser humano ser tele transportado de um lugar para o outro, mas nunca será substituído a sensação de um  contato, de um olhar, ou simples  sorriso de uma pessoa para com outra ou amor do educador por seus alunos.
Leda Santiago, Flaviana Coimbra, José Almeida, Simone Lima e Fernanda Gomes.







segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Estudante de Brasiléia representará regional do Alto Acre em Brasília

Publicado em 4 de novembro de 2013

Estudante de Brasiléia representará regional do Alto Acre em Brasília

    Delegados selecionados que irão representar o Acre na capital do Brasil, Brasília - Foto/Divulgação
    Delegados selecionados que irão representar o Acre na capital do Brasil, Brasília – Foto/Divulgação
    IV Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e realizada na cidade de  Rio Branco na última semana de outubro, contou com a participação de diversas  Escolas  de  Ensino Fundamental, cadastradas no Censo Escolar de 2011 – INEP, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como  de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural.
    IV Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens, a partir de uma educação crítica, participativa.
    O projeto “ Escola Com Vida, Uma Ferramenta Educacional” defendido pelo aluno Edward Calixto, do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EJA) Instituto Odilon Pratagi – I.O.P. foi destaque da conferência, pois apresentava uma nova proposta educacional, na implantação da horta  escolar como eixo integrador  e tendo como objetivos :
    • Melhorar a educação dos alunos, mediante uma aprendizagem ativa e integrada a um plano de estudos de conhecimentos teóricos e práticos;
    • Conscientizar a Comunidade Escolar e local quanto a importância do projeto como laboratório vivo de consciência pública, voltada a educação alimentar e a preservação ambiental, através de atividades práticas e interdisciplinares.
    Projetos Contemplados
    TEMAPROJETOESCOLAMUNICÍPIODELEGADO
    ÁguaEscola com vida, uma ferramenta educacionalInstituto Odilon PratagiBrasileiaEdward Calixto Silva
    ArAr puroJosé PlácidoAcrelândiaMilena Gomes Montozo
    FogoEnergia Renovável para uma Escola SustentávelAntônia Fernandes de MouraSanta Rosa do PurusJoáz Dutra Gomes
    TerraHorta Sustentável – Contribuindo com o alimento escolarMarilda Gouveia
    Viana
    Rio BrancoVitória H. Pinheiro Souza
    Professora Flaviana da Silva Coimbra  e Edward Calixto Silva, 7º ano
    Professora Flaviana da Silva Coimbra e Edward Calixto Silva, 7º ano
    O processo culmina na IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em Brasília-DF, nos dias 24, 25, 26 e 27 do mês de novembro de 2013 e contará com a participação de cerca de 700 delegados(as) de 11 a 14 anos, provenientes de todas as Unidades Federativas que tiveram seus  projetos de ação selecionados na etapa estadual.
    Foto/Divulgação
    Foto/Divulgação



    sábado, 2 de novembro de 2013

    fuso horário do Acre

    31/10/2013 06h48 - Atualizado em 31/10/2013 08h27

    Lei que altera fuso horário do Acre e de parte do Amazonas é sancionada

    Sanção foi publicada na edição desta quinta-feira (31) do 'Diário Oficial'.
    Região voltará a ter menos duas horas em relação ao horário de Brasília.

    Do G1, em São Paulo
    36 comentários
    A lei que estabelece o horário do Acre e de parte do Amazonas em duas horas a menos que o de Brasília (DF) foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no "Diário Oficial" desta quinta-feira (31). De acordo com o texto, o novo horário passa a vigorar a partir do segundo domingo de novembro, dia 10.
    Em 2008, uma lei havia alterado o horário do Acre para menos uma hora em relação a Brasília. As comparações são relativas ao período sem horário de verão, do qual Acre e Amazonas não participam. De 10 de novembro até 16 de fevereiro de 2014, portanto, a diferença de horário entre Acre e Brasília será de 3 horas.
    A mudança compreende todo o estado do Acre e a parte do estado do Amazonas localizada na região do município de Tabatinga.
    De volta ao horário original
    Até o dia 23 de junho de 2008 o Acre e parte dos estados do Amazonas e Pará possuíam o fuso horário de menos duas horas em relação à hora Brasília — que aumentava para três durante o horário de verão.

    A mudança havia ocorrido após a aprovação da lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), hoje governador do Acre. Na ocasião, Viana defendia a mudança de horário por acreditar que a diferença de duas horas prejudicava o estado economicamente e culturalmente.
    Desde a troca, o novo fuso horário havia causado polêmica e em 2010, 3 anos após a mudança, um referendo foi realizado no Acre para consultar a população sobre a alteração. O resultado das urnas mostrou que 56,8% dos eleitores optaram pelo retorno do antigo horário.

    Até 1913, o Brasil possuía apenas um único fuso horário, então houve a sanção da Lei 2.784, pelo presidente Hermes da Fonseca. A lei dividiu o território nacional em quatro fusos seguindo o Meridiano de Greenwich como referência.

    fuso horário do Acre

    31/10/2013 06h48 - Atualizado em 31/10/2013 08h27

    Lei que altera fuso horário do Acre e de parte do Amazonas é sancionada

    Sanção foi publicada na edição desta quinta-feira (31) do 'Diário Oficial'.
    Região voltará a ter menos duas horas em relação ao horário de Brasília.

    Do G1, em São Paulo
    36 comentários
    A lei que estabelece o horário do Acre e de parte do Amazonas em duas horas a menos que o de Brasília (DF) foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no "Diário Oficial" desta quinta-feira (31). De acordo com o texto, o novo horário passa a vigorar a partir do segundo domingo de novembro, dia 10.
    Em 2008, uma lei havia alterado o horário do Acre para menos uma hora em relação a Brasília. As comparações são relativas ao período sem horário de verão, do qual Acre e Amazonas não participam. De 10 de novembro até 16 de fevereiro de 2014, portanto, a diferença de horário entre Acre e Brasília será de 3 horas.
    A mudança compreende todo o estado do Acre e a parte do estado do Amazonas localizada na região do município de Tabatinga.
    De volta ao horário original
    Até o dia 23 de junho de 2008 o Acre e parte dos estados do Amazonas e Pará possuíam o fuso horário de menos duas horas em relação à hora Brasília — que aumentava para três durante o horário de verão.

    A mudança havia ocorrido após a aprovação da lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), hoje governador do Acre. Na ocasião, Viana defendia a mudança de horário por acreditar que a diferença de duas horas prejudicava o estado economicamente e culturalmente.
    Desde a troca, o novo fuso horário havia causado polêmica e em 2010, 3 anos após a mudança, um referendo foi realizado no Acre para consultar a população sobre a alteração. O resultado das urnas mostrou que 56,8% dos eleitores optaram pelo retorno do antigo horário.

    Até 1913, o Brasil possuía apenas um único fuso horário, então houve a sanção da Lei 2.784, pelo presidente Hermes da Fonseca. A lei dividiu o território nacional em quatro fusos seguindo o Meridiano de Greenwich como referência.

    quarta-feira, 3 de julho de 2013

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