quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Atividade 3.2 Traçando o histórico da relação escola/comunidade




A escola Instituto Odilon pratagi localizada a Rua 12 de Outubro bairro Raimundo Chaar em Brasileia realizou vários projetos com excelentes resultados, que contou com a participação da comunidade escolar, parceiros que indiretamente ou diretamente contribuíram com a realização desses projetos, por serem temas voltados para a realidade da comunidade escolar, que envolvem o lado social.
Dentre os vários projetos desenvolvido pela escola vamos destacar o Projeto sobre a ”DSTS e a gravidez na Adolescente”, Por ser  trabalhado a vários  anos  consecutivo, sendo desenvolvido    no primeiro semestre tendo como objetivo promover no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, eliminar o preconceito de que o envolvimento da escola na educação sexual incentiva comportamento sexual precoce e reduzir o número de adolescentes gravidas para que possam desfrutar a sua juventude e realizar o seus sonhos.
O projeto teve como metodologia,  palestras com funcionários da saúde e visita ao ambiente hospitalar, texto de fundamentação sobre gravidez na adolescência, pesquisas sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis realizadas pelos discentes. 
O Projeto despertou nos mesmos o interesse pelo conhecimento e a troca de experiência, através de depoimento com alunas jovens que engravidaram na adolescência, causando impacto com o conhecimento da realidade. Contudo relatamos ainda que um dos pontos fortes foi à exposição da culminância do projeto trazendo informações para os alunos do terceiro turno da EJA, que acompanharam com leitura e questionamento aos seus professores em sala de aula.
No momento da avaliação verificamos que o projeto pode ser aprimorado para 2014 em trabalhar com a comunidade escolar e que a cada bimestre seja trabalhada em uma serie diferente contemplando assim todo ano letivo e que envolva os alunos da EJA
Participantes:
Antônia Rocha
Deusa Araújo
Flaviana
Fernanda
Irlanda
Leda Santiago
Lucrécia
Simone
Zuila
                                        


Atividade 3.1 - Mídias Sociais e Escolas



A mídia nas escolas hoje é muito frequente, mais algumas ainda não usam essa ferramenta  como um  instrumento estratégico para a aprendizagem.
A nossa escola utiliza a rede Facebook com o intuito de estreitar a relação aluno/professor, reforçando o conteúdo escolar e conhecendo melhor a vida social  desses jovens  que passam grande parte do seu tempo conectados.
Mesmo a escola sendo adepta a esse tipo de rede, o uso aleatório atrapalha a atenção do aluno e incomoda o professor que na maioria das vezes não consegue manter  esta mídia como recurso didático, porque nem todos os estudantes tem o compromisso de usá-la como fonte de pesquisa para enriquecer seu aprendizado.
O uso do celular na sala de aula só é permitido para fins didáticos, como pesquisas, cálculos, acervos digitais, atividades artísticas e culturais.
O desafio da escola, hoje, é planejar melhor o uso das mídias sociais para que este venha atender os anseios dos alunos e contribuir com eficácia o processo de ensino aprendizagem.

Componentes: Antônia Rocha, Deuza Araújo, Irlanda Amaral, Lucrécia, Fernanda Gomes, Flaviana Coimbra, Francisca Cruz.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Atividade - 2.3 - Utilizando Redes Sociais de forma crítica e produtiva.IOP

Atividade - 2.3 - Utilizando Redes Sociais de forma crítica e produtiva. IOP

Atividade - 2.3 - Utilizando Redes Sociais de forma crítica e produtiva.

As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
Ao participarmos do curso das TICs, obtivemos uma grande experiência e aprendizado, ao mesmo tempo, ao acessar links, blogs, faces e outras atividades tivemos que interagir entre os grupos  do curso, e de outras turmas, e compartilhamos nossas experiências. Nos primeiros cursos das TICs tivemos um pouco de dificuldades, mas tinha recursos disponíveis na plataforma do curso, que também nos ajudava. Ao realizarmos nossas atividades, nossas postagens eram abertas , e os demais colegas tinham acesso e faziam comentário e isso enriquecia nosso conhecimento. Nas primeiras atividades foram muito gratificantes, pois foram feitos projetos, planos de aula que eram  realizado com os alunos, de relatos de experiência em sala de aula. As atividades que foram mais produtivas, a criação das redes, e do intercambio das atividades, houve algumas críticas  construtivas, o que nos ajudou a crescer no desenvolvimento das atividades. Com relação às redes do curso e de nossa escola, há privacidade, pois existe um acesso somente para comunidade que participa do curso. No E-proinfo a comunidade é restrita, enquanto que nas outras redes as comunidades são livres.
No entanto em relação ao auxilio á outros colegas, sempre tem, principalmente porque em nossa escola partilhamos experiência e estamos sempre ajudando uns aos outros.
Sobre as principais atividades realizadas, são diversas desde a principal, que é pesquisas até as redes sociais como Faceboock, na qual compartilhamos fotos de trabalhos realizados na escola.
Componentes: Antônio Rocha, Deuza Araújo, Irlanda Amaral, Lucrécia, Fernanda Gomes, Flaviana Coimbra, Francisca Cruz.

 Instituto Odilon Pratagi

Páginas